Rio de Janeiro e Washington, D.C.  | A Verra e a McKinsey Brasil anunciaram hoje um acordo com o objetivo de estruturar ações-chave para desenvolver o mercado voluntário de carbono no Brasil e contribuir com o mercado global de créditos de carbono de alta integridade. A Verra, como organização sem fins lucrativos que estabelece os padrões para o mercado Voluntario de Carbono, se juntará ao Conselho Consultivo da Iniciativa Brasileira para o Mercado Voluntário de Carbono. A Verra opera o principal programa de crédito de carbono do mundo, o Verified Carbon Standard (VCS), e a McKinsey Brasil é o coordenador de conteúdo da Iniciativa. As duas organizações assinaram um Memorando de Entendimento no início deste mês.

Como membro deste grupo, Verra contribuirá para o desenvolvimento da Iniciativa, fornecendo informações sobre o VCM, insumos técnicos e perspectivas sobre a evolução do VCM globalmente. No âmbito desta iniciativa, serão realizadas reuniões multistakeholder para definir as principais necessidades do VCM no país e as oportunidades de seu aperfeiçoamento, para ampliar a credibilidade e transparência do VCM no Brasil.

“O envolvimento direto da Verra com a Iniciativa Brasileira para o Mercado Voluntário de Carbono é fundamental para escalar o mercado de compensação a partir de soluções baseadas na natureza, continuando a fortalecer sua integridade”, disse Henrique Ceotto, sócio da McKinsey e líder da Prática de Sustentabilidade no Brasil. “O Brasil está posicionado de forma única para contribuir com a trajetória global de descarbonização por meio do sequestro de carbono (via restauração) e da conservação florestal, ao mesmo tempo em que pode aumentar a segurança hídrica, promover a conservação da biodiversidade e fomentar desenvolvimento socioeconômico.”

A assinatura deste acordo faz parte de um esforço mais amplo da Verra para apoiar atores chave no Brasil, e assim garantir os impactos positivos gerados pelo Mercado Voluntário de Carbono e acelerar a transição para um futuro sustentável.

“A Iniciativa Brasileira para o Mercado Voluntário é fundamental para garantir a integridade e o crescimento seguro do mercado. Um mercado forte em países como o Brasil não apenas aumentará a transparência do mercado, mas também aumentará o fluxo de financiamento para ações de conservação das florestas e da biodiversidade.

A Verra acolhe iniciativas externas que buscam se engajar ao nosso trabalho como uma organização de definição de padrões, o que fortalecerá nossos esforços de mitigação a mudança climática e desenvolvimento sustentável.”

Robin Rix, Chief of Legal, Policy and Markets, Verra

A Verra é uma organização sem fins lucrativos que opera o principal programa de crédito de carbono do mundo, o Programa Verified Carbon Standard (VCS), bem como outros padrões socioambientais. A Verra está empenhada em ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorar os meios de vida e proteger os recursos naturais trabalhando com os setores público e privado. Apoiamos a ação climática e o desenvolvimento sustentável com padrões, ferramentas e programas que avaliam de forma confiável, transparente e robusta os impactos climáticos, ambientais e sociais e permitem o financiamento para sustentar e ampliar o impacto de projetos que forneçam esses benefícios de forma verificável.

###

Para dúvidas e consultas, entre em contato:
Joel Finkelstein, Diretor Sênior de Comunicações
jfinkelstein@verra.org  |  202-285-0113

TO KEEP UP WITH THE LATEST NEWS, SIGN UP FOR OUR NEWSLETTER